MATERIAIS ELÉTRICOS


Como devemos padronizar os termos técnicos, podemos dizer que existem as terminologias para cada procedimento. Em eletricidade, podemos relacionar: A. Seccionadores (  ) Chave seca de baixa tensão, de construção e características elétricas adequadas à manobra de circuitos de iluminação em instalações prediais, de aparelhos eletrodomésticos e luminárias, e aplicações equivalentes. B. Interruptores (  ) Dispositivo de manobra (mecânico) e de proteção, capaz de estabelecer (ligar), conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condições anormais especificadas do circuito, tais como as de curto-circuito. C. Contator (  ) Dispositivo de manobra (mecânico) que assegura, na posição aberta, uma distância de isolamento que satisfaz requisitos de segurança especificados. D. Disjuntor (  ) Dispositivo de manobra (mecânico) de operação não manual, que tem uma única posição de repouso e é capaz de estabelecer (ligar), conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, inclusive sobrecargas de funcionamento previstas.

A, C, D, B.
B, D, C, A.
B, D, A, C.
A, B, C, D.
D, B, A, C.
Todos os materiais apresentam propriedades específicas quanto a resistência à tração, peso específico, temperaturas de fusão e evaporação, dentre outras propriedades. A seguir, temos um quadro em que apresentam essas e outras propriedades de um material condutor. Qual o material referente a essas informações? Resistência a tração (kgf/mm2) 16-30 Alongamentos % 50 Peso específico a 20ºC (g/cm3) 10,5 Temperatura de Fusão (ºC) 960 Temperatura de Evaporação (ºC) 1918 Coeficiente de Temperatura da Resistência αT a 20ºC (1/ºC) .10-3 3,60 a 4,00 Resistividade a 20ºC (Wmm2/m) 0,0162   Assinale a alternativa correta.  

Platina.
Estanho.
Chumbo.
Ouro.
Prata.

Dadas as características:

A. Aumento do comprimento do arco.

B. Fragmentação do arco em vários arcos menores, em série, nas várias fendas da câmara de extinção.

C. Resfriamento do arco em contato com as múltiplas paredes da câmara.

Podemos dizer que estamos descrevendo o disjuntor:


A sopro magnético.


PVO.


A óleo.


A vácuo.


GVO.

“Os metais são elementos químicos que formam sólidos opacos, lustrosos, bons condutores de eletricidade e calor e, quando polidos, bons refletores de luz”. Qual alternativa justifica essa afirmação?


O exemplo da porcelana é típico: sendo material excelente para isolamento de linhas aéreas, pelas suas propriedades dielétricas, químicas e mecânicas, é inteiramente inadequada aos cabos isolados, pela falta de flexibilidade.


A viscosidade recomendada em cada aplicação consta de normas técnicas, devidamente relacionadas com a temperatura, sobretudo a temperatura máxima admissível. Assim, o ponto de chama varia de 130 a 145oC. No caso de óleo para cabos, distinguem-se os papéis impregnados com óleo (óleos grossos) e os cabos em óleo fluido (O.F.) (óleos finos).


A maioria dos metais é forte, dútil, maleável e, em geral, de alta densidade.


Essas grandezas são importantes na escolha adequada dos materiais, uma vez que delas vai depender se esses são capazes de desempenhar as funções que lhe são atribuídas.


Os principais materiais de elevada condutividade elétrica são os metais nobres, acrescidos de alguns de outros grupos e de suas ligas. Os metais de alta condutividade se empregam como condutores, enrolamentos de máquinas elétricas e transformadores etc.

Sobre polímeros, podemos encontrar as seguintes frases:

I. “Plásticos são sólidos, por isso, durante seu processo de fabricação, o calor e a pressão não permitem que possam ser moldados”.

II. “Polímeros, tais como a borracha natural e sintética e a cola de silicone, são pouco elásticos”.

III. “Polímeros utilizados na forma sólida, como adesivos, selantes ou isolantes”.


Apenas II errada.


Todas estão erradas.


Apenas I errada.


I e II erradas.


Apenas III errada.

O circuito a seguir representa o diagrama equivalente de um equipamento de controle e medição. Qual é esse equipamento?



TC_Simbolo.gif


Transformador de potencial capacitivo.


Transformador de potencial resistivo-indutivo.


Transformador de potencial indutivo.


Transformador de potencial indutivo-resistivo.


Transformador de corrente.

Quando se aplica uma peça metálica sobre outra, com objetivo de contato elétrico, estas ficam, na verdade, separadas, qualquer que seja a pressão a que sejam submetidas, por uma distância relativamente grande, se comparada às dimensões do átomo. A passagem de energia de uma peça a outra se dá por dois modos:

I. Através de uma zona de contato íntimo, ou de condução.

II. Através de uma zona de disrupção, em que o gradiente de potencial pode alcançar valores elevados, muito pouco inferiores a rigidez dielétrica do ar.

Assinale a alternativa correta:


Apenas II correta.


Apenas I errada.


I e II corretas.


Apenas I correta.


Apenas II errada.

Os equipamentos trifásicos podem ser ligados na rede elétrica conforme a figura a seguir. Qual é essa representação?

triangulo.jpg


Triângulo.


Estrela.


Estrela-triângulo.


Triângulo-estrela.


N.d.a.

Os vernizes são produtos resultantes de sinas com um solvente, esse último eliminado na fase final do processo. Mantém, na forma final, as propriedades das resinas, classificando-se em três grupos, que são:


De brilho, de colagem, de recobrimento.


De impregnação, de colagem, de recobrimento.


De impregnação, de colagem, de brilho.


N.d.a.


De endurecimento, de impregnação, de colagem.

De acordo com a segunda lei Ohm, a resistência elétrica pode ser relacionada com outras grandezas como a resistividade, comprimento de um condutor e área transversal de um condutor. Desta forma, podemos considerar INCORRETA  a seguinte afirmação:

 


Quanto menor o comprimento de um condutor, menor será o valor de sua resistência elétrica.

 


A resistividade elétrica de um material é diretamente proporcional ao valor da resistência elétrica.

 


Quanto maior a área da secção transversal de um condutor menor será o valor da resistência elétrica.

 


Quanto mais baixo for o valor da resistividade, mais facilmente o material permitirá a passagem de corrente elétrica.

 


A resistência elétrica também sofre influencia da temperatura. A resitência de um metal (material condutor) irá diminuir com o aumento da temperatura, devido ao aumento de eletrons livres no material.

Páginas: 12345678910